Sustentabilidade

A Importância da Reciclagem  

 

Todos sabemos que é bom reciclar. É uma pequena medida que todos podem realizar para criar um futuro melhor e mais sustentável para o nosso planeta. Mas sabe por que motivo é tão importante e qual o impacto que tem no planeta? Leia o nosso artigo para descobrir todos os pormenores sobre a reciclagem e porque é importante mais do que nunca fazer a sua parte.

O que é a reciclagem?

 

Desde restos de comida a papel, cartão, metal, vidro e plásticos, existem tantas coisas que pode reciclar para ajudar o planeta. Mas o que é a reciclagem? A reciclagem, incluindo a reciclagem de plásticos, é o processo de transformação dos resíduos em novos materiais ou objetos, para que não venham a acabar em aterros ou no oceano. Muitas das vezes, tal como acontece com a reciclagem de plásticos, o objetivo é converter o produto de volta ao mesmo estado sem perder qualquer qualidade. É por esse motivo que se deve preferir produtos biodegradáveis ou até mesmo embalagens ecológicas que possam voltar a ser recicladas uma e outra vez.

Por que motivo a reciclagem é importante?

 

A reciclagem é importante para a sustentabilidade ambiental e também para reduzir a quantidade de resíduos no planeta. Em vez de usar matérias-primas novas, a reciclagem, tal como a reciclagem de plásticos, pretende usar apenas o que já foi criado. Ao fazer isto, existem menos resíduos e plásticos a afetar o ambiente. Entre os materiais que pode reciclar incluem-se mais embalagens ecológicas, vidro, cartão, papel, metal, plásticos, pneus, têxteis, pilhas, eletrónica e resíduos alimentares.

O impacto da reciclagem no ambiente

 

A reciclagem tem um grande impacto no ambiente, de uma forma global. A reciclagem de plásticos, por exemplo, resulta em menos plásticos nos oceanos e nos solos, o que preserva o ecossistema natural. Se os oceanos e os solos forem afetados com plástico em excesso, isso terá impacto na sobrevivência da vida selvagem e, por sua vez, na cadeia alimentar. Se os animais marinhos morrerem, existem outros animais que serão afetados, porque a sua fonte de alimento desaparece. Isto tem impacto também nos humanos, já que oceanos saudáveis são vitais para toda a vida no planeta. É por isso que a reciclagem de plásticos e de outros resíduos é tão importante.

Reutilizar, reciclar, reparar: como criar a circularidade 

 

Existem muitas formas diferentes que permitem às empresas e aos particulares reciclar produtos. Deixamos aqui algumas delas.

1. Embalagens recicláveis: desde plásticos recicláveis a embalagens ecológicas que são integralmente compostáveis, pode tomar a decisão certa ao escolher os produtos que compra.

2. Reutilizar: uma forma ótima e fácil de reciclar plásticos é reutilizar as embalagens de plástico para outras finalidades. Também pode comprar roupa em segunda mão ou enviar as peças que já não usa para uma loja de caridade.

3. Upcycling: uma excelente forma de reciclar é converter os resíduos em novos materiais ou em produtos de melhor qualidade. Isto significa que pode encontrar formas criativas de transformar produtos excedentes ou indesejados em algo novo. Para além de ser um excelente produto criativo, também vai aumentar o valor dos produtos que usa ao transformá-los em algo maravilhoso.

4. Reparar em vez de substituir: é muito fácil ir a uma loja e comprar um produto novo, mas é mais ecológico se proceder à reparação do antigo e continuar a utilizá-lo. Geralmente, também é bastante mais barato.

5. Reciclagem em loja: as lojas também podem tentar reciclar, desde a utilização de sacos de compras de plástico biodegradável à reciclagem eficiente de resíduos alimentares com os produtos que atingiram o seu prazo de validade. 

Alcançar produtos 100% recicláveis e ir mais além 

 

Muitas empresas levam a reciclagem de plásticos e as embalagens sustentáveis muito a sério e trabalham na criação de produtos 100% recicláveis. Ainda existe um longo caminho a percorrer, mas muitas delas já estão a realizar um excelente trabalho. Muitas empresas estão associadas a organizações que se esforçam por reduzir os resíduos para tornar o mundo um lugar melhor.

 

Trabalhamos em proximidade com diversos parceiros que nos ajudam nesta jornada para alcançar objetivos de produção responsáveis, como instalações com desperdício zero. Também estamos a trabalhar no sentido de uma economia circular para o plástico para, eventualmente, não criarmos plástico de utilização única. Em lugar disso, vamos reutilizar, reciclar e converter os plásticos tanto quanto possível. Para isso, recorremos a embalagens de plástico transparentes, que podem ser reutilizadas mais facilmente do que as embalagens coloridas.

 

Além disso, produzimos maioritariamente gel de banho biodegradável, que é disponibilizado em embalagens de plástico 100% reciclado. Também está nos nossos objetivos fazer com que todas as embalagens de plástico de gel de banho sejam recicláveis.

 

As empresas e governos podem dar um grande contributo para ajudar a alterar as percepções relacionadas com a reciclagem, como a reciclagem de plásticos. Através de educação sobre o ambiente e a oferta de mais produtos e embalagens sustentáveis, é possível ajudar os consumidores a fazer boas escolhas para cuidar do planeta.

Como identificar os produtos que podem ser reciclados. 

 

 Os produtos e as embalagens que podem ser reciclados apresentam sempre determinados símbolos que pode procurar. Deve consultar sempre as leis locais aplicáveis à reciclagem de plásticos para a melhor forma de reciclar. Aqui ficam alguns dos símbolos utilizados pela Palmolive aos quais deve prestar atenção.


1. Todas as embalagens de gel de banho e sabonete líquido Palmolive podem ser recicladas:

 

2. Os invólucros ou caixas de papel do sabonete sólido Palmolive podem ser reciclados:

 

3. Embalagem feita de materiais reciclados:

 

As embalagens de plástico transparentes recicladas da Palmolive são ligeiramente acinzentadas devido ao processo de reciclagem e não são aplicados corantes para revestir a embalagem. Se o fizéssemos, iríamos afetar a qualidade do plástico e este não poderia ser utilizado mais vezes quando voltasse ao sistema de reciclagem.

 

Outra forma de participar na reciclagem de plásticos é optar por produtos Palmolive de recarga. As recargas geralmente utilizam menos plástico, sabendo assim que está a fazer uma escolha acertada. 

Palmolive

OUTROS PRODUTOS

 

SAIBA MAIS

Reconectar com a natureza

Saiba mais

Fragrâncias e ingredientes

Saiba mais

Rotina de cuidados pessoais

Saiba mais

Sustentabilidade

Saiba mais