conectar-se com a natureza

A importância da natureza e mindfulness

O bem-estar está rapidamente a tornar-se uma parte essencial das nossas vidas. É uma prática e filosofia que tem sido usada há séculos para ajudar as pessoas a sentirem-se mais conectadas a si mesmas e à sua volta. Ajuda a acalmar-nos e a abrandar, especialmente num mundo cada vez mais exigente, onde é fácil ficar desconectado.

O que é bem-estar?

 

O bem-estar descreve-se como o processo ativo de se tornar consciente e fazer escolhas para uma vida saudável e gratificante. É mais do que apenas estar livre de doenças, é um processo de crescimento e desenvolvimento em constante mudança que lida com todos os aspectos da sua vida, e é por isso que é tão importante. O bem-estar é frequentemente dividido em seis áreas diferentes e às vezes até 12. Vamos cobrir 8 áreas de bem-estar neste artigo para lhe dar uma visão completa do que é e como pode trabalhar para isso.

1. Físico

O bem-estar físico está relacionado com todos os aspectos da nossa saúde física. Isso inclui manter um corpo saudável comendo alimentos nutritivos, dormindo o suficiente e fazendo exercício. O exercício que faz pode até ser leve, como caminhar todos os dias para contemplar a natureza e a paisagem. O bem-estar físico também inclui ouvir o seu corpo e cuidar dele quando apresentar sinais de doença ou fadiga.

2. Mental

O bem-estar mental inclui o envolvimento com o mundo por meio da aprendizagem, resolução de problemas e criatividade. Pode fazer isso de várias maneiras, desde aprender coisas novas na internet, tirar um curso novo, ler um livro, fazer artesanato, ir ao teatro ou aprender mais sobre o mundo ao seu redor durante uma caminhada saudável.

3. Emocional

Bem-estar emocional significa compreender os seus sentimentos, sentir-se livre para expressá-los e ser capaz de lidar com o stress de maneira eficaz. Mindfulness é uma ferramenta muito útil para ajudar nisso. Existem muitos exercícios de  mindfulness que pode experimentar para ver qual funciona melhor para si. Alguns deles incluem ioga, tai-chi ou meditação. Pode até praticar mindfulness no chuveiro. Saiba como:

  • Não leve nenhum dos seus dispositivos eletrónicos para a casa-de-banho
  • Prepare a sua toalha e todos os outras coisas de que precisa, tratando cada coisa com cuidado
  • Ao despir-se, dê um nome a cada peça de roupa e, em seguida, coloque-as com cuidado e atenção
  • Pense profundamente sobre como está prestes a tomar banho e limpar-se para o bem do seu corpo e mente
  • Sinta a água cair no seu corpo, sendo grato por ter água quente corrente
  • Tenha cuidado ao observar os seus pensamentos, pois podem remetê-lo para eventos passados ​​ou futuros
  • Lave o seu corpo de forma diferente da habitual
  • Respire profundamente para permitir que o cheiro do seu gel de banho encha seu corpo
  • Seque-se após o banho e deixe a casa-de-banho em boas condições - pronta para o próximo banho

Pode encontrar vários guias de ‘mindfulness para iniciantes’ na internet para o ajudar a começar a viver a sua vida em pleno

4. Espirítual

Bem-estar espiritual significa descobrir e desenvolver um conjunto de valores para ajudá-lo a encontrar significado e propósito. Algumas pessoas podem fazer isso por meio de práticas religiosas, enquanto outras podem encontrar significado de outras maneiras. Muitas pessoas consideram os exercícios de mindfulness úteis para ajudar a encontrar e desenvolver seu significado espiritual.

5. Social

O bem-estar social lida com sua interação e relacionamento com as outras pessoas. Trata-se de fazer conexões e contribuir para as comunidades e a vida de outras pessoas. Esta é uma forma crucial de construir e nutrir uma rede de apoio confiável de familiares, amigos e companheiros românticos.

6. Ambiental

O bem-estar ambiental inspira-nos a viver um estilo de vida que respeita o meio ambiente e o ambiente natural. A natureza e a paisagem são fundamentais nesta forma de bem-estar. Conectar-se e apreciar a natureza pode ser uma forma de mindfulness. Isso pode fazer sentir-se mais calmo, menos stressado e mais conectado consigo próprio e com o mundo. Tente dar um passeio sozinho ou caminhar na floresta e aprecie ativamente os sons, paisagens e cheiros da natureza. Reserve um tempo para cheirar o ar e as flores, fique calmo e ouça os pássaros e o barulho das árvores. Vai sentir-se melhor e mais conectado. Pode também aproveitar o benefício da natureza em sua casa através da jardinagem, tendo plantas dentro de casa e até mesmo utilizando produtos que possuem ingredientes naturais. Palmolive tem uma vasta gama de produtos para a pele com óleos essenciais e ingredientes da natureza, como Palmolive Wellness Massage um esfoliante suave para o banho com sal marinho, aloe vera e óleo essencial. Feche os olhos e respire a fragrância subtil da natureza.

7. Financeiro

O bem-estar financeiro refere-se a aprender como gerir com sucesso as suas despesas financeiras. Isso é necessário porque o dinheiro desempenha um papel crítico em nossas vidas e não ter o suficiente pode afetar a nossa saúde geral. Aprender a trabalhar com dinheiro e orçamento de forma eficaz ajudará a aliviar o stress desnecessário.

8. Trabalho

O bem-estar no trabalho foca-se na sua vida profissional. Parte disso inclui ser útil e contribuir para o todo maior, além de ser reconhecido por isso. O trabalho pode ser um grande fator de stress para muitos de nós, por isso é importante dedicar alguma atenção a isso para garantir que o seu ambiente de trabalho funciona para si.

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